Você está em: Institucional

A Fundação JK

Fundação Juscelino Kubitscheck "nasceu" oficialmente no dia 08 de janeiro de 2008, quando foi lavrada a sua Escritura Pública de Instituição e Constituição, no livro de nº 2.238, páginas 385/392 do 2º Tabelião de Notas da Comarca de São Paulo no Estado de São Paulo. Assinaram esta escritura como “outorgante instituidor” o Partido da Mobilização Nacional, no ato representado por sua procuradora e secretária geral Dra. Telma Ribeiro dos Santos e como "interveniente anuente", o Promotor de Justiça Civil da Curadoria de Fundações do Estado de São Paulo Dr. Airton Grazzioli.

Na escritura lavrada constava, conforme determinação da lei, transcrição do estatuto que pautaria os trabalhos da recém-nascida pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constava também o endereço onde sua sede estaria localizada: sala 2 dos conjuntos 31/32 da Rua Martins Fontes, 197. Ocupava, portanto, um pequeno espaço, uma saleta cedida pelo PMN, seu “outorgante instituidor”. Ou seja, naquele momento existia no papel e nos sonhos e esperanças de alguns dirigentes do partido.

No dia 6 de abril de 2008, a Executiva Nacional do Partido da Mobilização Nacional dá posse aos integrantes dos Órgãos da Fundação Juscelino Kubitscheck. Em junho de 2008, a diretoria executiva que vinha se reunindo de forma ocasional estabelece um plano de ação cujo objetivo seria o de dar à Fundação JK um perfil dinâmico e voltado para a inclusão social em todos os níveis. Neste momento iniciam-se efetivamente os trabalhos que até então estavam limitados a algumas bolsas de estudo e a dois projetos herdados do extinto Instituto de Estudos Políticos Juscelino Kubitscheck. Projetos estes excelentes, mas que por vários motivos, entre eles a falta de recursos para uma efetiva implementação estavam parados, o dos Hinos Brasileiros e o projeto SEI.

Hoje, a realidade da Fundação JK, como carinhosamente ficou conhecida entre todos os que por ela foram de alguma forma agraciados e por todos os companheiros do PMN que com certeza enxergam a necessidade e até mesmo a obrigatoriedade de uma instituição que possa lutar por causas, as mais diversas, que auxiliem o povo a conquistar educação, conhecimento e compreensão da política é bem mais concreta.

Temos ainda as bolsas, só que ampliadas pelo Brasil. Temos o projeto SEI e o projeto dos Hinos, repaginados e modernizados. Hoje temos também o nosso site, que ainda que não totalmente concluído, já mostra em seu conteúdo um pouco do nosso trabalho, o que temos feito na nossa tão curta existência. Também já temos uma sede, ainda não totalmente equipada, mas que já nos permite abrigar os nossos tão desejados cursos de iniciação política, a nossa biblioteca e a nossa central operacional de criação de projetos.

Infelizmente a Fundação JK, em que pese à generosidade do PMN, nosso mantenedor, ainda carece de recursos, o que faz com que nossos esforços se traduzam em um trabalho de formiguinhas neste pais carente de tudo, mas cada avanço, por menor que seja, é fruto do empenho e da boa vontade de uma equipe que acredita em um futuro melhor.

A seguir faremos uma breve exposição das realizações deste nosso primeiro ano de vida e convidamos a todos para somarem conosco de tal forma que a cada novo ano tenhamos mais a compartilhar.

Myrian Massarollo